A importância dos brinquedos educativos na fase infantil
Atualizado: 21 de jul.
Boa leitura!
A fase da infância é um período extremamente importante para o desenvolvimento de uma criança. É nessa fase que a criança começa a ter as percepções a seu redor, a aprender com as experiências do seu dia a dia.

Porém, nesta fase os brinquedos educativos têm um papel importantíssimo na educação infantil, sendo um dos responsáveis pelo desenvolvimento cognitivo, motor e emocional no crescimento das crianças.
Neste artigo, iremos falar sobre como os brinquedos educativos podem ser um dos principais responsáveis no desenvolvimento infantil, e da sua importância em proporcionar um crescimento saudável e lúdico.
Desenvolvimento cognitivo:
Os brinquedos educativos têm o papel de ensinar e desenvolver certas habilidades nas crianças enquanto elas brincam.
Um dos principais focos destes brinquedos é estimular habilidades como raciocínio lógico, atenção e concentração, além de fazer com que as crianças pensem de forma crítica.
Essas habilidades devem ser estimuladas desde cedo na educação infantil, e o papel destes brinquedos é proporcionar um aprendizado divertido, enquanto as crianças brincam.
Desenvolvimento motor:
Os brinquedos educativos têm uma grande importância no desenvolvimento motor das crianças. Brinquedos como, bolas, quebra-cabeças, alfabeto de encaixe, e outros jogos relacionados ajudam a criança a aprimorar sua concentração e equilíbrio, destreza manual, pois estimulam os movimentos das crianças, além da percepção de formas e espaços.
Estes brinquedos podem ser inseridos na educação infantil mesmo antes de completarem um ano, e são um grande aliado na percepção de tato de crianças desde a fase de recém-nascidas.
Desenvolvimento emocional:
No que se refere ao desenvolvimento emocional das crianças, os brinquedos e jogos educativos desempenham um papel muito importante e efetivo.
Durante as interações com os brinquedos, a criança vai estimulando suas emoções conforme a forma que se identificam com as ações.
Ao cuidarem de um boneco, por exemplo, a criança começa desde cedo a desenvolver o senso de responsabilidade e afeto emocional, o que pode ser estendido a outros campos e facilitar o seu relacionamento com as pessoas à sua volta, além de ser um momento para os pais conhecerem e identificarem com mais assertividade a personalidade da criança.
Este período onde as emoções começam a ser estimuladas é uma fase importante para os responsáveis identificarem possíveis problemas que podem ser tratados desde o começo, como questões voltadas para a concentração das crianças e situações relacionadas ao seu desenvolvimento de fala.
Estimula a criatividade:
No que se refere a criatividade, os brinquedos educativos têm o papel de lapidar a imaginação das crianças. Nesta fase a criança começa a criar histórias, inventar personagens, e pensar de forma lúdica em diversas situações, o que proporciona um aperfeiçoamento da sua capacidade de imaginar e criar.
É muito importante nessa fase inserir lápis, tintas, e imagens para poderem estimular a criatividade com desenhos, etc.
Aprendizado lúdico:
Este tipo de aprendizado é um dos mais eficazes e usados no aprendizado infantil.
As crianças tendem a aprenderem de forma mais eficaz quando se veem inseridas em um universo lúdico.
Unir este método a brinquedos educativos é uma forma eficaz de proporcionar um aprendizado mais divertido e natural para as crianças, o que ajuda com que prestem mais atenção nos processos de aprendizagem e mantenham uma concentração sem esforços durante as brincadeiras.
Socialização:
Os brinquedos e jogos educativos são grandes aliados para a questão de socialização e interatividade na fase infantil, sejam com seus pais como também com outras crianças.
Nesta fase, eles aprendem de forma natural e espontânea a dividir, cooperar e ajudar por meio de jogos e brincadeiras educativas.
Conclusão:
Com isso, concluímos que inserir os brinquedos e jogos na educação infantil é um fator importantíssimo para o desenvolvimento de habilidades que devem ser lapidadas desde cedo, pois estes brinquedos estimulam a imaginação, concentração, criatividade, atenção, além de também ajudarem na coordenação motora e equilíbrio das crianças.
Em um mundo onde cada vez mais a tecnologia vem sendo inserida desde cedo na rotina das pessoas, prezar por um aprendizado lúdico com brinquedos físicos na educação infantil pode fazer toda a diferença.
A melhor maneira de ensinar nesta fase, é proporcionando um aprendizado lúdico para poderem ter um aprendizado divertido, enquanto estimulam diversas habilidades desde pequenos.
Proporcione um crescimento efetivo com estes brinquedos e colabore para um desenvolvimento saudável na educação infantil!